Daily Archive fevereiro 19, 2018

Casa Durval Paiva – Giro de notícias 19/02

Moda, Vida e Arte
As acompanhantes da Casa Durval Paiva começam a produzir novos produtos dentro do Projeto Moda, Vida e Arte a partir da reciclagem de fardamentos doados pelos Correios. São aventais, necessaires e porta-joias, além de bolsas, almofadas e travesseiros de pescoço. Todos os produtos estão à disposição do público no bazar da Casa, de segunda a sexta, em horário comercial.

Rotas Sociais
As visitas sociais do Projeto Vida percorrem neste mês as cidades de Santo Antônio, Montanhas, Passa e Fica, Pedro Velho, Várzea, Lagoa Dantas, Jundiá de Cima, São Tomé, São Paulo do Potengi, São Pedro, Bom Jesus, São José de Mipibu, Nísia Floresta e Senador Georgino Avelino, avaliando as condições socioeconômicas das famílias assistidas pela Casa Durval Paiva e fazendo a entrega de doações patrocinadas pelo Instituto Ronald McDonald.

Live da Casa
Todas as quintas às 17h30 a Live da Casa Durval Paiva transmite pelo facebook informações importantes sobre o câncer infanto-juvenil e o trabalho multiprofissional da instituição. Confira edição com a participação da fisioterapeuta Cinthia Moreno, falando sobre a assistência junto aos pacientes oncológicos e hematológicos. A apresentação é do jornalista Fernando Campos. http://bit.ly/2Cq9MTj

Carnacacc da alegria
Contagiante a alegria das crianças, adolescentes e mães no Carnacacc 2018 que aconteceu na quarta, 07/02, na Casa Durval Paiva. Agradecemos aos parceiros, doadores e voluntários que proporcionaram esse momento especial de resgate do cotidiano para os nossos pacientes e acompanhantes. Veja fotos. http://bit.ly/2BuorzU

Fábio Faria diz que Robinson seguirá até o fim do mandato mesmo se não for candidato à reeleição

Do deputado federal Fábio Faria (PSD), em entrevista na 98FM, sobre possibilidade do pai-governador Robinson Faria (PSD) vir a renunciar ao cargo para se candidatar a um mandato legislativo.

“Possibilidade zero”.

Fábio afirmou que Robinson vai até o fim do mandato.

Sobre candidatura à reeleição, ainda não tem nenhuma definição.

Para Fábio, Robinson quer terminar o mandato para mostrar o que ainda pode fazer pelo Estado.

E caso não se sinta em condição de disputar reeleição, seguirá sem mandato, porém, com certeza de dever cumprido no que se refere ao seu governo.

 

Do Blog de Thaisa Galvão

TJRN fica em primeiro entre os 27 TJs em meta de produtividade do CNJ para 2017

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte obteve o melhor índice de cumprimento da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano de 2017, entre os 27 tribunais da Justiça Estadual, segundo o balanço final das metas divulgado pelo órgão, consolidadas durante o mês de janeiro de 2018. Esta meta analisa o julgamento de número maior de processos do que os distribuídos no ano.

O TJRN alcançou o percentual de 154,12% de cumprimento deste objetivo, tendo julgado 363.867 processos entre janeiro e dezembro do ano passado, enquanto foram recebidos 236.091 novos processos no mesmo período pela Justiça Estadual potiguar. O segundo melhor desempenho é do TJ do Amapá, com 125,68%. O maior Poder Judiciário do país, o Tribunal de Justiça de São Paulo – o maior do país – ficou em terceiro lugar com 123,62% da meta cumprida.

“Para nós, este resultado, demonstra o compromisso desta administração para julgar um volume cada vez maior de processos, observando não só a quantidade, mas, trabalhando para propiciar condições para que magistrados e servidores possam atuar juntos para o aumento de nossa produtividade”, ressalta o presidente do TJ potiguar, desembargador Expedito Ferreira de Souza.

O índice obtido em 2017 é quase o dobro do registrado no ano anterior. Em 2016, o Tribunal de Justiça potiguar havia cumprido 88,33% da meta nacional, tendo julgado 141.444 processos naquele ano e recebido outros 160.136 processos novos. O resultado de 2017 representa, portanto, uma melhora de 74,8% no desempenho do TJRN em relação ao ano de 2016.

“Trem da Alegria” da Assembleia Legislativa do RN segue sem desfecho judicial

Prestes a assumir a administração da capital, caso o titular Carlos Eduardo Alves (PDT) renuncie ao cargo em abril para ser candidato a governador nas próximas eleições, o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB), responde na Justiça em ações do chamado caso “Trem da Alegria” da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Em 2008, o Ministério Público Estadual (MPRN) denunciou, por meio de ações ajuizadas, que quase 200 servidores foram efetivados de maneira irregular na Assembleia. Essas pessoas, contratadas por meio de atos publicados entre 1990 e 2002, ingressaram em cargos efetivos sem prestar concurso público previamente.

Álvaro Dias foi presidente da Assembleia entre 1997 e 2003, portanto, assinou algumas das nomeações investigadas. Ele – que também já foi deputado federal – era deputado estadual até 2016, quando renunciou para assumir o cargo de vice-prefeito em Natal.

Leia na íntegra aqui

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira

Começam hoje (19) as inscrições para o financiamento estudantil do governo federal. A iniciativa usa recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). O período vai até o dia 28 de fevereiro, às 23h59. Os contratos vão seguir as novas regras do programa, aprovadas no ano passado.  A previsão do governo é atender a 310 mil pessoas em 2018.
 
Os recursos do Fies são destinados a financiar alunos em cursos superiores privados, desde que esses tenham avaliação positiva no MEC. O montante a ser pago depende de uma fórmula que leva em consideração o preço da mensalidade e a renda familiar do candidato.
 
No início do mês, o Comitê Gestor do Fies definiu os limites do financiamento: máximo de R$ 30 mil por semestre e mínimo de R$ 300.
 
As condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.
 
As duas modalidades do financiamento (Fies e P-Fies) são estruturadas em três faixas. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de atê três salários mínimos, que contarão com juro real zero. A segunda é destinada a alunos com cada membro da família com renda de até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e a terceira, a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões. Nesses dois casos, os juros serão um pouco acima da inflação.
error: Content is protected !!