O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.
O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica 1 hora “atrasado” em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.
Em setembro passado a Comunidade Europeia veio fiscalizar as empresas brasileiras no aspecto fitossanitário e não gostou do que viu e ameaçou com embargo comercial a todos os pescados brasileiros. O Brasil então resolveu, antes que a Comunidade Europeia resolvesse propor embargo ao país e decidiu impedir que se fizesse qualquer exportação para o continente europeu.
“Tal medida está em vigor desde o dia 03.01.18 e impede que qualquer tipo de pescado seja exportado para a Europa, prejudicando nossa economia”, ressalta Sebastião Leite Jr. A decisão liminar foi concedida na noite de quinta-feira (15) pelo juiz Janílson Bezerra de Siqueira, da 4ª Vara de Natal, a pedido da Pesqueira Nacional Ltda., que opera na capital potiguar desde 2002. De acordo com a empresa, a carga de atum e meca, avaliada em R$ 985 mil, deve sair do Porto de Natal no final de semana. Ela já está em contêineres no porto da cidade.
O navio vai levar a carga deve chegar a Natal neste sábado (17) e a previsão é que deixe o porto entre o domingo (18) e a segunda-feira (19), dependendo da maré. Segundo o advogado Sebastião Leite Júnior, que representa a empresa, essa foi a primeira decisão do tipo, na justiça brasileira, desde que entrou em vigor o Memorando N. º 209/2017, do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, que proibiu as exportações de todo o pescado brasileiro para a Europa.
O ministério tomou a decisão em dezembro após receber o relatório de uma auditoria realizada pelos europeus em setembro. Foram apontadas irregularidades sanitárias no produto brasileiro.
A suspensão temporária, segundo o governo federal, permitiria a adoção de um plano de ação a fim de responder aos questionamentos dos europeus, dar solução para os problemas identificados e tentar evitar uma suspensão unilateral da exportação pela União Europeia – de acordo com representantes do setor, esse tipo de suspensão é mais difícil de ser revertida.
Como já dizia Luís Bandeira: “É de fazer chorar, quando o dia amanhece e obriga o frevo a acabar”. Assim foi o encerramento do Carvalheira na Ladeira: uma mistura de sensações e de ritmos que fizeram o público curtir fervorosamente os últimos momentos da folia carnavalesca de 2018. Ao todo, foram cinco dias de Carnaval com shows de artistas locais e nacionais.
Participações especiais – O evento também contou com participações especiais em alguns shows. O cantor Chitãozinho, que faz dupla com Xororó, cantou o hino “Evidências” e a canção “Alô” com a dupla Simone e Simaria. Latino foi outro famoso que prestigiou a apresentação do Dennis DJ no domingo (11). Ele foi ao camarim do artista e também subiu ao palco para dançar a música “Caranguejo”. Na segunda (12), Romero Ferro deu uma palhinha durante a apresentação do cantor pernambucano Silvério Pessoa, e na terça (13) Elba Ramalho convidou Gerlane Lopes para participação no seu show.
Famosos curtem folia – Além dos foliões anônimos, o evento contou com a presença de celebridades, como Bruno Gagliasso, Giovana Ewbank, Chitãozinho, Hugo Gloss, Leo Piccon, Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana, Thaila Ayala, Renato Góes, a top blogueira Camila Coutinho e os blogueiros Kadu Dantas e Caio Braz, que foi o escolhido para apresentar as atrações da festa no palco principal.
Sobre o Carvalheira na Ladeira – Pelo quinto ano consecutivo, o evento atrai diversas pessoas com um único objetivo: ter a experiência de uma folia inesquecível. O local oferece conforto, segurança, boate climatizada, decoração temática, palco geospace, serviço de transfer, banheiros climatizados, spa, espaço gourmet e piso easyfloor.