Adotar hábitos saudáveis é indispensável e torna-se cada vez mais frequente no começo de um novo ano. A preocupação em manter a saúde em dia, leva pacientes a procura de consultórios médicos para realizar exames nos meses de janeiro e fevereiro.
“Como muita gente tira férias nesse período, aumenta o número de pacientes no consultório. Quem deve definir o retorno do paciente é o médico. Existem casos que as consultas podem ser feitas a cada 6 meses, 1 ou 2 anos. Cada caso é um caso”, ressalta o clínico geral Dr. Geraldo Pinheiro, do Hapvida Saúde.
As condições que determinam a frequência dos exames são, por exemplo, pacientes com doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol alterado e diabetes. Esse monitoramento é realizado de forma preventiva pelo médico que identifica os grupos de risco.
“O contato do paciente com o médico é essencial para a prevenção. É a partir de uma conversa individualizada e sistemática que a pessoa em questão pode relatar os sinais, sintomas e queixas”, enfatiza o clínico geral.
Essa forma de avaliar as condições do corpo, melhora a qualidade de vida e evita que qualquer eventual problema se agrave. Além de buscar cura e fim aos sintomas das doenças.