4,36 por cento. Esse é o reajuste nas tarifas de distribuição de água e esgotamento sanitário e outros serviços indiretos regulados para os moradores de Natal. A tarifa entra em vigor a partir de 1° de março de 2018.
O valor foi autorizou pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) e o Conselho Municipal de Saneamento Básico (COMSAB).
Itens como pessoal (55%), energia elétrica (15%), serviços terceirizados (25%), materiais (2%) e, por fim, despesas gerais (2%) foram utilizados como base para a aplicação de reajuste.
Os melhores meses para conhecer destinos. Com este tema, a Folha de S.Paulo, no caderno de Turismo, desta quinta-feira (18), traz dicas de destinos por “especialistas”.
Entre os locais citados, está o Rio Grande do Norte. “É finalzinho da temporada de verão, então a maioria dos turistas já foi embora e você tem o litoral mais surpreendente do nosso Nordeste –com Maracajaú, Pipa, Tourinhos– só para você”, disse Zeca Camargo.
O diretor do Over Colégio e Curso, Carlos André Cavalcante, reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (17) para apresentar as novidades da escola para 2018. Os jornalistas foram recebidos no salão de eventos da Fogo & Chama Steak House, em Ponta Negra, onde assistiram uma apresentação e depois participaram de um almoço especial no restaurante.
As principais novidades do Over para 2018 são a volta de uma grande parceria com o Sistema de Ensino Ari de Sá, implantação do ensino bilíngue International School e a aplicação de uma disciplina de Educação Sócioemocional, através do projeto Laboratório Inteligência de Vida.
“Nossa escola sempre foi conhecida pelos seus resultados. O aluno mais novo aprovado na história do ITA (o vestibular mais difícil do Brasil) foi nosso. Em 2017 conquistamos a medalha de Ouro na Olimpíada de História na Unicamp e, há anos, lideramos a aprovação em Medicina na região. Desde a sua origem, nossa escola tem a missão de mostrar que bons alunos do ponto de vista técnico, também podem ser grandes cidadãos. A introdução do LIV e do International School vêm reforçar ainda mais essa nossa visão. Intensificar o trabalho socioemocional e também o aprendizado da língua inglesa visando a construção de um cidadão global é um dos nossos principais focos para o ano de 2018”, explica Carlos André.
O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um programa, composto por livros, atividades e séries audiovisuais de produção própria, que direciona os estudantes para uma maior compreensão sobre os problemas da vida e como controlá-los, sempre respeitando o próximo. O LIV tem como objetivo desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.
“O LIV surgiu da ideia de que é preciso ensinar os alunos a lidarem com emoções, interagir com pessoas diferentes, trabalhar em equipe, ter iniciativa, entre outras características fundamentais não aprendidas em aulas convencionais”, explica Caio Lo Bianco, coordenador do LIV. As aulas de LIV no Over acontecerão da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio. Durante suas atividades, serão trabalhados aspectos como colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança, além de autoconhecimento, autocontrole, relacionamento e empatia.
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, pequenas histórias serão contadas para que as experiências vividas pelos personagens da narrativa sejam utilizadas para estimular debates sobre os sentimentos das crianças. Uma série exclusiva foi criada para discutir as emoções junto aos estudantes de Ensino Fundamental II e a youtuber Jout Jout Prazer gravou vídeos exclusivos – sobre temas como padrões de beleza, amizade, depressão e preconceitos – para os alunos do Ensino Médio.
Outra grande novidade para 2018 é a implantação do programa bilíngue da International School. A escola, que sempre se destacou por seu currículo diferenciado, com essa metodologia adotada proporcionará um ambiente de total imersão em Língua Inglesa para as crianças do nível II (Educação Infantil) ao 5º ano (Ensino Fundamental). Desta maneira, o aluno desenvolverá competências e habilidades em todo o seu potencial.
As aulas das demais disciplinas acontecem normalmente, em português. O programa bilíngue acrescenta carga horária e, todos os dias, os alunos têm uma aula a mais de alguma área do conhecimento (matemática, biologia, história, geografia, etc.) em inglês, de uma maneira contextualizada e dinâmica.
Em 2018 o Over volta a usar o Sistema Ari de Sá. Fundado em 2004, o SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 620 escolas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário.
Conforme anunciado em dezembro, a Petrobras realizou a revisão de sua política de preços do GLP de uso residencial, comercializado em botijões de até 13 kg, e definiu novos critérios para aplicação dos reajustes, além de uma regra de transição para 2018, que reduzirá o preço do GLP vendido nas refinarias em 5% a partir de amanhã (19/01).
O objetivo, conforme já anunciado, foi suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico, ao mesmo tempo em que se mantém o disposto na Resolução 4/2005 do Conselho Nacional de Política Energética, que reconhece como de interesse da política energética nacional a prática de preços diferenciados para a comercialização do GLP de uso residencial.
A Petrobras acredita que estes novos critérios permitirão manter o valor do GLP referenciado no mercado internacional, mas diluirão os efeitos de aumentos de preços tipicamente concentrados no fim de cada ano, dada a sazonalidade do produto. A referência continuará a ser o preço do butano e propano comercializado no mercado europeu, acrescido de margem de 5%.
Em 2018, excepcionalmente, o cálculo da variação do preço seguirá a seguinte regra de transição:
1) Redução imediata de 5% no preço vigente a partir de 19/01, apurado com base nas médias das cotações internacionais e do câmbio de 01 a 12/01/2018. 2) Períodos crescentes de referência para apuração das variações de preço até que se chegue à média de doze meses, conforme tabela abaixo:
A Fiart, além de ser uma oportunidade para potiguares e turistas conhecerem o artesanato produzido em todas as regiões do Brasil e em outros países, é também palco para incentivo à cultura e promoção de artistas locais e regionais com sua vasta programação cultural diária, que conta com cortejo de sanfoneiro, apresentações de grupos musicais e de dança (representantes de instituições, entidades e municípios) e de artistas circenses.
Esse ano também haverá o Concerto na Fiart – com apresentações de orquestras, corais e bandas regionais. A programação será encerrada diariamente com a participação de músicos e cantores potiguares.
No período de 24 a 27 de janeiro acontece o 16º Festival Folclórico. O Festival reunirá 30 grupos (de dança folclórica e contemporânea) do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e vai premiar as quatro melhores apresentações, escolhidas por uma comissão julgadora formada por representantes da Fundação José Augusto, do Teatro Alberto Maranhão e da Associação Norte-Rio-Grandense de Folclore.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (19/01) 17h30 – Música eletrônica 18h00 – Concerto na Fiart: Grupo Som e Melodias – São Miguel do Gostoso/RN 19h00 – Apresentações culturais: – Grupo Cultural Kings Dance – Nova Cruz/RN – Academia Evidance – Grupo Cultural Instituto Dom Bosco – Associação Dom Nivaldo Monte – Grupo GDEC – Escola E. Castro Alves 20h00 – Shows: – Jobson Maia – Cacetada do Forró
Sábado (20/01) 17h30 – Música eletrônica, cortejo e Trio de Forró Santa Maria 18h00 – Concerto na Fiart: Banda de Música Fanfarra 1º Setembro/Jardim de Seridó; Banda de Música de Nísia Floresta 19h00 – Apresentações culturais: Cia de Danças Remix – Grupo de Danças Xaxado – SESC/PB – Cia de Dança TAM – Studio de Dança Soraya Lima – Grupo Cultural da FJA – Grupo Cultural Amar e Viver – Vila Flor/RN – Grupo Trup Zumba 20h00 – Show: Raquel Lucena e Banda
Domingo (21/01) 17h30 – Música eletrônica 18h00 – Concerto na Fiart: Orquestra Filarmônica de São Tome/RN – Canto Coral da Assembleia Legislativa/RN 19h00 – Apresentações culturais: Grupo TTT STTU – Grupo de Dança Vidart – Grupo Cultural de Extremoz/RN – Grupo de Dança do EDTAM – Grupo Cultural de Ceará-Mirim/RN – Mistery Academia de Dança 20h00 – Shows: Viviane Banda Primes e Alan Miranda