Daily Archive dezembro 11, 2017

59,9 milhões de brasileiros estão com o nome negativado

O volume de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores segue estável, porém alto. Segundo dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) a estimativa é que o Brasil tenha aproximadamente 59,9 milhões de brasileiros com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. O número representa 39,5% da população com idade entre 18 e 95 anos.

Em novembro, houve um aumento de 0,23% na quantidade de inadimplentes na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação mensal, ou seja, entre outubro e novembro de 2017, o indicador apresentou aumento de 0,15%.
“Mesmo com a estabilidade, a cifra ainda é bastante elevada. Para as empresas, o cenário implica a perda de potenciais consumidores; para os consumidores, implica restrição do acesso ao crédito”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Para ele, a mudança desse quadro passa pela efetiva melhora das condições econômicas e, em especial, pela redução da taxa de desemprego. “Nos últimos meses, a economia brasileira iniciou um processo de recuperação. A atividade avançou por três trimestres consecutivos e a inflação e os juros recuaram. Algumas mudanças de regras também favoreceram o consumidor, a exemplo das novas regras do rotativo do cartão de crédito. Não obstante, a recuperação ainda é incipiente e não atinge o bolso do consumidor.”

Faixa etária com maior quantidade de negativados é entre 30 e 39 anos

A estimativa por faixa etária revela que é entre os 30 e 39 anos que se observa a maior frequência de negativados. Em novembro, praticamente metade da população nesta faixa etária (49%) tinha o nome inscrito em alguma lista de devedores, somando um total de 16,93 milhões. Também merece destaque o fato de porcentagem significativa da população com idade entre 40 e 49 anos (47%) estar negativada, da mesma forma que acontece com os consumidores com idade entre 25 a 29 (46% em situação de inadimplência). Entre os mais jovens, com idade de 18 a 24 anos, a proporção cai para 21% – em número absoluto, 4,92 milhões. Na população idosa, considerando-se a faixa etária entre 65 a 84 anos, a proporção é de 31%, o que representa 4,92 milhões de pessoas.

Sudeste é a região que concentra a maior quantidade de inadimplentes

É na região Sudeste em que se concentra a maior quantidade de consumidores com contas em atraso, em termos absolutos: 24,24 milhões – número que responde por 37% do total de consumidores que residem no estado. A segunda região com maior número absoluto de devedores é o Nordeste, que conta com 16,85 milhões de negativados, ou 42% da população. Em seguida, aparece o Sul, com 8,30 milhões de inadimplentes (37% da população adulta).

Já em termos proporcionais, destaca-se o Norte, que, com 5,42 milhões de devedores, possui 46% de sua população adulta incluída nas listas de negativados, o maior percentual entre as regiões pesquisadas. O Centro-Oeste, por sua vez, aparece com um total de 5,08 milhões de inadimplentes, ou 44% da população.

Foto: Reprodução/AI

Ônibus Encantado leva coral natalino a praças da capital

A magia do Natal irá se espalhar pelos quatro cantos da cidade. Dias 16 (sábado), 17 (domingo) e 18 (segunda-feira), o Ônibus Encantado percorrerá diversos bairros de Natal levando músicas natalinas para as comunidades. Serão três apresentações por noite a partir das 18h.

O projeto “Ônibus Encantado”, de autoria do produtor cultural Claudio Mac Dowell – da produtora Arte Inovação – e desenvolvido em parceria com a Green Point, foi realizado pela primeira vez em dezembro de 2014 e tem como objetivo levar a magia do natal através da música para praças e ruas da cidade.

Numa parceria com diversas lideranças comunitárias, os moradores são mobilizados para receberem o Ônibus Encantado promovendo uma grande confraternização. Neste ano os bairros contemplados serão: Pajuçara, Potengi, Bom Pastor, Conjunto Pirangi, Vila de Ponta Negra, Cidade da Esperança, Potilândia, Nova Descoberta e Conjunto Alagamar.

Com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão, e da Unimed Natal, a novidade da edição 2017 será a participação da Camerata de Vozes do RN (que em outubro deste ano realizou apresentações no Vaticano na canonização dos Santos Mártires potiguares). O coral, que pertencente à Fundação José Augusto e é regido pelo Maestro Padre Pedro, fará apresentações de aproximadamente 20 minutos em cada praça, alternando um repertório de 12 músicas (Ave Maria -G.Caccini, Ave Maria – Saint Saens, Magnificat, Christus Natus, Pão Eucarístico, Nasceu Deus o menino em Belém, Pai Nosso – Felinto Lúcio, Galo Cantou, Noite Feliz, Adeste Fidelis, Ride on  King Jesus e Salmo 120).

E além de levar o encanto do espírito natalino, o projeto quer deixar mais uma mensagem para as comunidades contempladas: a preservação e o cuidado com os espaços públicos, promovendo a conscientização para a importância dos moradores cuidarem das suas praças. Nesse sentido, o Ônibus Encantado deixará em cada praça contemplada pelo projeto uma placa com a marca “Cidade com Coração” título que a cidade do Natal recebeu das Nações Unidas em 2010 – por meio do Natal Voluntários – em reconhecimento a suas destacadas conquistas envolvendo os cidadãos em ações de voluntariado promovidas por projetos de desenvolvimento urbano.

A proposta é resgatar o espírito de Natal nas comunidades. Foto: Divulgação

Morte de detento em Alcaçuz gera direito à indenização a sua família

O Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Estado do Rio Grande do Norte, ao pagamento da importância de R$ 40 mil para uma cidadão, a título de indenização por danos morais, em virtude da morte de seu filho, quando se encontrava sob a custódia do Poder Público, cumprindo pena, por tráfico de drogas, em presídio estadual, o que causou grave abalo moral.

A mãe do apenado ingressou com Ação Indenizatória contra o Estado do Rio Grande do Norte afirmando que na data de 9 de julho de 2010, o seu filho, que cumpria pena no presídio de Alcaçuz, pelo crime de tráfico de drogas, foi atingido por uma bala na região da cabeça, vindo a óbito.

Apontou que, no dia do ocorrido foram dadas aos detentos quentinhas em que a comida estava azeda, fato que os enfureceu e passaram a descartar a comida e bater nas grades. Afirmou que os policiais que estavam de serviço atiraram em direção aos detentos e um desses tiros atingiu a cabeça do seu filho, resultando, dias depois, em sua morte.

Em razão desses fatores e do abalo moral e psicológico sofrido com a morte do ente querido, a autora da ação indenizatória pleiteou a condenação do réu ao pagamento de indenização por danos de ordem moral no valor de R$ 100 mil.

O Estado, por sua vez, alegou que a autora não comprovou que o projétil de bala que atingiu o seu filho foi disparado por agente estatal ou presidiário, bem como não comprovou se foi atingido em rebelião ou fuga, não demonstrando quem seria o responsável pelo disparo.

Por conseguinte, afirmou que os valores indenizatórios pleiteados não se mostram razoáveis com a extensão do dano, estando em dissonância com os parâmetros estabelecidos pelos tribunais superiores. Ao final, requereu a total improcedência do pedido feito pela parte autora.

Continue Reading…

Polícia Civil devolverá documentos perdidos no Carnatal 2017

A partir de hoje (12), a Polícia Civil começa a devolver alguns dos documentos pessoais perdidos por cidadãos, durante a realização do Carnatal 2017. Os documentos estão disponíveis na 5a. Delegacia de Polícia Civil de Natal, localizada à rua São José do Campestre, n. 2593, no bairro de Lagoa Nova. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

UNINASSAU Natal contrata docentes para cursos de graduação

Professores com o título de doutor podem concorrer as diversas vagas oferecidas pela Faculdade UNINASSAU Natal para o processo seletivo 2018 para contratação de docentes.

As vagas são para ministrar aulas no período no diurno e noturno e destinadas para os cursos de graduação presencial em Farmácia, Biomedicina, Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Gastronomia e Engenharia Mecânica.

Para participar do processo, basta encaminhar o Currículo Lattes para o e-mail coordenacaoacademica.nat@mauriciodenassau.edu.br até o dia 10 de janeiro de 2018, quando que será realizada análise e arquivamento no banco de talentos da Instituição

Segundo a instituição, a análise do curriculum será eliminatória, levando-se em consideração formação acadêmica; produção científica, tecnológica, artística ou cultural; atualização profissional; e experiência docente.

O edital, bem como outras informações, pode ser conferido aqui!

UNINASSAU Natal contrata docentes para cursos de graduação. Foto: Ilustração

CARNATAL 27! Não teve nada igual e 6 a 9 de dezembro tem Carnatal 28

“Não teve nada igual”. Essa foi a reação do diretor da Destaque Promoções, Ricardo Bezerra, ao ser indagado para avaliar a 27ª edição do evento que aconteceu de 7 a 10 de dezembro no largo do Arena das Dunas.

Neste ano, foram aprimoradas a entrega de abadás e recepção do folião na Arena das Dunas, bem como na antecipação de vendas, que iniciou no mês de agosto.

“Fizemos um Carnatal tranquilo, festivo, participativo e de astral elevado”, avaliou Ricardo que adiantou que em 2018 a folia acontecerá de 6 a 9 de dezembro.

Também enfatizou as diversas opções de diversão para o folião. “Concentração, blocos, camarotes particulares, arquibancadas, Arena Elétrica e Camarote Skol, cada um com sua peculiaridade, funcionando simultaneamente e oferecendo mais experiências de folia para os participantes do Carnatal”.

O Carnatal demonstrou que é uma mistura de ritmos e as apresentações mostraram isto. Do Baile do Latino ao sertanejo, passando pelos clássicos do axé, forró estilizado, pop rock, swingueira. Teve de tudo.

Em 2018, edição será de 06 a 09 de dezembro.

 

Corona leva seu lifestyle para dois destinos no RN

A cerveja Corona confirma presença nos oito destinos mais desejados do verão brasileiro em mais um período do réveillon. Sob sua assinatura This Is Living, o projeto incentiva o público a viver momentos ao ar livre, na companhia de amigos e um inesquecível pôr do sol.

Neste ano, Carneiros (PE) e Pipa (RN) entram na lista de cidades que recebem a marca durante a temporada, junto com Jericoacora(CE), Trancoso(BA), Barra Grande (BA), São Miguel do Gostoso (RN), São Miguel dos Milagres (AL) e Fernando de Noronha (PE).

Serão diferentes experiências nas principais praias do Estado

Educa Mais Brasil oferece mais de 15 mil bolsas de estudo para o ensino superior no RN

Estudantes norte-rio-grandeses têm a oportunidade de se capacitar com uma graduação ou pós-graduação graças as bolsas de estudo que são ofertadas por programas de inclusão educacional.

O Educa Mais Brasil, é um deles, disponibiliza mais de 500 mil oportunidades com até 70% de desconto para o ensino superior em 2018.1.

Em todo o estado do Rio Grande do Norte estão disponíveis mais de 15 mil bolsas de estudo. Em Natal há oportunidades para cursos como Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Direito, Pedagogia, Biotecnologia, entre outros.

As inscrições estão abertas e o candidato deve se inscrever gratuitamente por meio do site. Basta selecionar o curso de graduação ou pós-graduação pretendido, escolher uma das instituições com as bolsas de estudo ofertadas e preencher o formulário. A aprovação pode ser consultada pelo Portal do Aluno, no próprio site ou na central de atendimento pelos telefones 4007-2020 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

Imagem: Ilustração
error: Content is protected !!