Daily Archive outubro 23, 2017

Especialistas defendem tolerância e respeito às diferenças contra o bullying

O ataque  a tiros consumado por um adolescente de 14 anos nessa sexta-feira (20) em um colégio particular de Goiânia (GO) reacendeu o debate em torno dos possíveis impactos do bullying – termo derivado da palavra inglesa que passou a identificar, mundialmente, a situação em que uma criança ou adolescente se torna alvo de repetidas agressões físicas ou verbais. 
 
Para especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a prática é indicativa dos preconceitos e da intolerância às diferenças que permeiam o convívio social e só será superada com o engajamento de toda a sociedade.
 
Internet
 Para a presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Marilene Proença, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, é capaz de fragilizar um jovem a ponto de levá-lo a extremos contra si próprio ou contra terceiros.
 
“Importante é não culpabilizarmos a criança, a família ou uma escola em particular, mas sim analisarmos o quanto estamos produzindo, socialmente, situações como esta”, defendeu a psicóloga, sugerindo que houve avanços na compreensão do possível impacto e combate ao bullying ao longo da última década, como a aprovação da Lei 13.185 , que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática.
Diga não ao Bullying! Foto: Reprodução
O caso
Segundo as primeiras informações de policiais civis, o adolescente que pegou a arma da mãe, uma sargento da Polícia Militar (o pai do garoto também é oficial da corporação), e disparou contra colegas de classe, declarou ser alvo de frequentes gozações de outros alunos.
De acordo com os investigadores, o garoto pesquisou na internet por cerca de seis meses sobre armas e atentados como os ocorridos em um colégio de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999, e em Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011. Atingidos pelos tiros, dois estudantes de 13 anos morreram instantaneamente. Outros quatro foram feridos e internados. A ação ocorreu no Dia Mundial de Combate ao Bullying.
Com informações da Agência Brasil

Mercado prevê inflação de 3,06% e nova queda da Selic esta semana

O mercado financeiro aumentou a projeção de inflação pela terceira vez seguida. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, passou de 3% para 3,06%, este ano. A estimativa é do Boletim Focus, uma publicação divulgada toda segunda-feira pelo Banco Central (BC), com projeções para os principais indicadores econômicos.

Para 2018, a estimativa para o IPCA permanece em 4,02%. As estimativas para os dois anos permanecem abaixo do centro da meta de 4,5%, que deve ser perseguida pelo BC.

Para alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 8,25% ao ano.

Nesta terça e quarta-feira (25), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne-se para definir a Selic. A expectativa do mercado é de ue a taxa caia para 7,5% ao ano nessa reunião. Para o fim de 2017, a expectativa permanece em 7% ao ano. Essa também é a projeção para o fim de 2018.

A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi levemente ajustada de 0,72% para 0,73%, este ano. Para 2018, a estimativa de expansão segue em 2,50%.

Da Agência Brasil

Servidores públicos estaduais paralisam atividades com ato no Centro Administrativo

Diversas categorias de servidores públicos do estado se unem para um dia de luta e paralisações nesta terça-feira (24), contra pacote de medidas encaminhadas pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. As entidades anunciam ato no Centro Administrativo, a partir das 9h.

Em ofício, o Fórum dos Servidores Estaduais do Rio Grande do Norte – Entidade que conta com 16 categorias – comunica sobre a paralisação e convida todos a participarem do ato na Governadoria, Centro Administrativo, bem como se mostra aberto à negociação com o governo do Estado.

O funcionalismo reivindica também contra o atraso salarial e o sucateamento dos serviços prestados pelo Estado ao povo norte-rio-grandense.

A paralisação é uma forma encontrada pelos servidores para chamar atenção da população e, em especial, dos políticos.

Imagem: Reprodução

Mais de 2 mil assassinatos são registrados no RN em menos de um ano

O Rio Grande do Norte atingiu no domingo (22) mais uma marca histórica: 2 mil assassinatos em menos de um ano. Os dados contabilizados são do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza os crimes contra a vida no estado.

Segundo o instituto, o total de assassinatos é 25,8% maior que a quantidade registrada no mesmo período do ano passado – o que representa uma média atual de 6,80 mortes por dia.

Do total de assassinatos, cerca de 78% estão relacionados com o tráfico de drogas, afirma Sheila Freitas, secretária de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

A maioria desses atos aconteceu na capital potiguar.

Charge de Brum retrata bem o que o estado vive. Imagem: Reprodução

Mobilização ‘Sexta-Feira Sem Mosquito’ contra o Aedes aegypti acontece por todo o país

Brasileiros vão nas próximas semanas se unir para uma mobilização intensiva contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika. O Ministério da Saúde está organizando uma grande mobilização para todo o País.

Com a aproximação do período de chuvas, a população não pode se descuidar e deve permanecer atenta para não deixar água parada. Por esse motivo, o Ministério da Saúde está organizando uma grande mobilização que deverá contar com a colaboração de todos os brasileiros: a Sexta-Feira Sem Mosquito.

“Crianças e jovens serão agentes da saúde, voluntários participando, multiplicando o que cada um deve fazer para não deixar água parada e eliminar os focos do mosquito”, explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Natalenses contra o Aedes Aegypti. Imagem: HCP/Reprodução
error: Content is protected !!