Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) estão diminuindo no Rio Grande do Norte, com destaque para capital.  A informação foi tornado pública pelo Governo do RN.

Para o coordenador da Coine, Kleber Maciel, a tendência é de mais diminuição. “Diante do aumento de operações em locais que registraram elevados números de CVLIs, e a intensificação do patrulhamento pelas análises criminais, a probabilidade de uma redução ainda maior é real”, apontou.

Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) mostram que, ao todo no RN, foram 35 municípios com redução de homicídios se comparado ao ano passado, incluindo Natal e Mossoró.

Em Natal, por exemplo, registrou redução média de 20% em comparação ao mesmo período de 2016 em 11 bairros, no qual teve 298 CVLIs no primeiro semestre (2016), e agora registrou 293.
 
Os dados mostram que a ação do tráfico de drogas tem sido o principal motivador das mortes violentas no Estado, com 688 casos em 2017. Representando 57,5% dos CVLI’s.

Imagem: Reprodução/Divulgação