O Governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (10) o fechamento de sete hospitais regionais. Haverá um cronograma de desativação destas unidades que serão fechadas em até 120 dias.

Com base na auditoria operacional sobre a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), que recomendou a transformação de hospitais regionais em unidades de atenção primária.

As unidades fechadas serão o Hospital Regional Prof. Dr. Getúlio de Oliveira Sales (Canguaretama); Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira (Caraúbas), Hospital Regional (João Câmara), Hospital Regional Dr. Odilon Guedes (Acari), Hospital Regional (São Paulo do Potengi), Hospital Regional (Angicos) e Hospital Regional (Apodi).

Seguindo as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), o Governo do RN tem 60 dias para elaborar um plano de revisão do quantitativo de hospitais da rede, indicando a conversão daqueles que não apresentam condições estruturais de atendimento pleno para Unidades de Pronto-atendimento, Unidade Básica de Saúde (UBS), Sala de Estabilização ou outro formato adequado.

POSIÇÃO DO GOVERNO

Segundo o Governo do RN, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual. Sendo assim, será realizado “um reordenamento para definir uma melhor aplicação e distribuição dos recursos destinados à rede e, consequentemente, por um melhor atendimento à população, com hospitais em pleno funcionamento”.

OPOSIÇÃO

O deputado estadual Kelps Lima (SDD), assim como o vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PMDB), usaram seus perfis para cobrar ao Governo do RN solução para o caso.