Daily Archive junho 20, 2017

Correios encerram e-Sedex, frete mais barato em lojas on-line

Os Correios encerraram o e-Sedex nesta segunda-feira (19). De acordo com a empresa, o serviço foi descontinuado em virtude da aprovação da nova política comercial.

Destinada apenas ao comércio eletrônico, o serviço permitia o envio de mercadorias com preço reduzido em relação ao Sedex tradicional e próximo ao de uma encomenda comum, de prazo de entrega mais longo.

A recomendação é que as postagens de encomendas passem a ser feitas por Sedex ou PAC.

Desembargador federal fará palestra gratuita sobre estágio e relação de emprego em Natal

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, Sérgio Pinto Martins, estará em Natal na próxima 5ª feira (22) para fazer uma palestra sobre Estágio e Relação de Emprego.
A palestra será ministrada em evento promovido pelo CIEE, portal que trata da integração de estagiários ao mercado de trabalho, e acontecerá às 8h30 no auditório da CDL Natal.

‘Estágio e Relação de Emprego’ é também o título de um dos 52 livros do desembargador e que será distribuído gratuitamente aos participantes do evento.
O magistrado palestrante é um dos maiores especialistas em Direito do Trabalho do país.

Precedida por café da manhã, a palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (84) 3089-7703 ou pelo endereço eletrônico mariana_boldrini@cieesp.org.br

Governo do Estado deve corrigir monetariamente atraso em vencimentos de servidores

Os desembargadores que compõem o Pleno do Tribunal de Justiça do RN, por maioria de votos, atenderam parcialmente a Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Estado do RN (Sinsp/RN) e determinaram que o governador do Estado, os secretários estaduais de Administração e dos Recursos Humanos, bem como de Planejamento e das Finanças e a Presidência do Instituto de Previdência do RN (Ipern) corrijam monetariamente os valores dos vencimentos, diante de pagamentos efetivados além do último dia de cada mês, em conformidade com o determinado pelo artigo 28, da Constituição Estadual.

Dentre os argumentos, o Sindicato destacou que os vencimentos dos servidores ocupantes de cargos efetivos, aposentados e pensionistas da Administração Direta do Estado do RN não tem sido pagos com a pontualidade desejada e determinada pela Carta Estadual, a qual prevê a efetivação do pagamento até o último dia de cada mês, devendo ser corrigido monetariamente.

Por sua vez, o Estado, por meio do seu secretário de Administração, contra-argumentou que existe uma impossibilidade material temporária para o Estado pagar os vencimentos dos servidores até o último dia de cada mês. Ele apontou a frustração da Receita Líquida do Tesouro na ordem de R$ 83,2 milhões em comparação ao estimado no orçamento de 2016, bem como que houve queda real na arrecadação, na ordem de R$ 202 milhões em relação ao mesmo período do ano passado e queda dos repasses federais ao Estado e nas receitas próprias, sobretudo do ICMS.

Correção monetária

A decisão no TJRN ressaltou, contudo, que e a norma constitucional, no âmbito estadual, especificamente em seu artigo 28, parágrafo 5º, não usa nomenclatura impositiva de pagamento como: “deverão ser pagos” ou “obrigatoriamente, serão pagos”, no último dia do mês trabalhado. Desta forma, o enunciado confere abertura, sim, à possibilidade de cumprimento da obrigação após este marco, principalmente porque menciona a correção monetária em caso do pagamento dos proventos ocorrerem com atraso, do último dia do mês até a data de seu efetivo crédito.

“Deste modo, resta comprovado o direito líquido e certo, não em relação ao pagamento dos vencimentos da categoria representada até o último dia do mês, isso porque, conforme evidenciado anteriormente, a data limite prevista na Constituição Estadual é apenas sugestiva, mas sim no tocante à correção monetária dos valores quando pagos após o prazo estatuído, cuja legalidade restou reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal”, definiu a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, relatora do Mandado de Segurança.

(Mandado de Segurança com liminar n° 2016.010970-9)

Serra de São Bento (RN) será palco do Festival de Inverno em agosto

O município de Serra de São Bento (RN), localizado na micro região da Borborema Potiguar, a 115 km da cidade de Natal, realizará o Festival de Inverno, no periodo de 04 a 06 de agosto deste ano. O Festival acontece desde 2006. O Festival abrange eventos culturais, artísticos, esportivos e gastronômicos.

Entre as atrações, estão o festival gastronômico, festival de cachaça, festival de cervejas artesanais, feira de artesanatos, agrovila da Serra “Projeto Piloto para o Turismo Rural” (secretaria de Agricultura do RN/ Emparn/Emater), Moto show, apresentações artísticas e culturais locais, regionais e nacionais.

 

Programação – Sexta 04.08.2017

19h00/20h30 – Apresentação de Atrações Artística locais
19h00/01h00- Festival gastronômico “Tema – A Nova Cozinha Potiguar”
19h00/01h00- Festival de Cachaças regionais
19h00/01h00-Festival de cervejas artesanais
19h00/01h00-Feira do Artesanato e Exposição Fotográfica “Belezas da Serra “
20h30/21h30- Apresentação da orquestra regional21h30/21h50-Abertura oficial
21h50/22h00-Show Pirotécnico
22h00/00h00-Show com Isaque Galvão
00h00/02h00- Show com a banda Solteirões do Forró
*Programação artística de shows sujeita a alterações

 

Programação – Sábado -05.08.2017
19h00/20h00- Apresentação de atrações de artistas locais
19h00/01h00- Festival Gastronômico “Tema: A Nova Cozinha Potiguar”
19h00/01h00-Festival de cachaças regionais
19h00/01h00-Festival de Cervejas Artesanais
19h00/01h00-Feira do Artesanato e Exposição fotográfica “Belezas da Serra “
20h00/21h00-Apresentação de grupos folclóricos (Secretaria de Cultura de Serra de São Bento)
21h00/22h30-Apresentação da orquestra regional
22h30/00h00- Show com a banda Perfume de Gardênia
00h00/02h00- Show com Alcimar Monteiro
*Programação artística sujeita a alterações

Programação- Domingo – 06.08.2017
09h00/16h30- Moto show “Evento esportivo”
16h30/17h00- Premiação e encerramento do Moto Show

Skol embala o tradicional São João de Mossoró

Mossoró, a capital cultural do Rio Grande do Norte, está entre as cidades do Nordeste que sai do quadrado neste São João. Sempre aliando tradição à curtição para valorizar a cultura local, a cerveja SKOL apoia o circuito de festas do Mossoró Cidade Junina, evento que atrai uma multidão no mês de junho para vivenciar inesquecíveis festas juninas.

As tradicionais quadrilhas, desfile de fantasias, comidas típicas e os shows ecléticos ganham protagonismo para o público mossoroense. No último final de semana, o show da banda Aviões do Forró deu início aos festejos na Estação das Artes, arrastando uma multidão que aproveitou mais de duas horas de muito forró.

Nesta semana, dia 24 de junho, a Estação do Forró será palco dos shows do artista Junior Vianna e do sertanejo Michel Teló. A programação conta ainda com a apresentação de cantores conhecidos do público local como Rosy Paulo, Naelson Júnior e a dupla Aline e Dayvid.

“Queremos resgatar as tradições da festa de São João para trazer novas memórias aos consumidores, sempre valorizando ao máximo a cultura de cada lugar com muita curtição” ressalta Felipe Bratfisch, gerente regional de marketing de SKOL.

Foto: Reprodução

Pelo 2º mês consecutivo, Brasil tem desempenho positivo na geração de empregos

Pelo segundo mês consecutivo, e pela terceira vez este ano, o Brasil teve saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (20) pelo Ministério do Trabalho, 34.253 novos postos de trabalho formal foram abertos em maio, um aumento de 0,09% em relação a abril. O resultado também foi positivo se considerados os números de janeiro a maio. No acumulado do ano, houve um crescimento de 48.543 postos de trabalho, representando uma expansão de 0,13% em relação ao estoque de empregos que havia em dezembro de 2016.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, avalia que, aos poucos, o país vem recuperando os empregos fechados nos últimos anos devido às crises econômica e política registradas no país. “O governo federal tem feito um esforço grande e constante para adotar medidas que incentivem a geração de empregos. E o resultado nós temos visto no desempenho do Caged desde o ano passado, mas, sobretudo, nos últimos meses”, afirma.

Setores

Dos oito principais setores da economia, quatro tiveram desempenho positivo. O principal foi a Agropecuária, que gerou 46.049 novos postos de trabalho, um crescimento de 2,95%. As culturas responsáveis por esse resultado foram o café, sobretudo em Minas Gerais; a laranja, em São Paulo; e a cana-de-açúcar, em São Paulo e no Rio de Janeiro.  Os outros setores com performance positiva foram os Serviços, que tiveram acréscimo de 1.989 postos (+0,01%); a Indústria de Transformação, com 1.433 vagas a mais (+0,02%); e a Administração Pública, que gerou 955 vagas formais (+0,11%). Tiveram saldo negativo os setores do Comércio, que fechou 11.254 postos (-0,13%); da Construção Civil, com 4.021 vagas a menos (-0,18%); da Indústria Extrativa Mineral, com resultado negativo de 510 postos (-0,26%); e dos Serviços Industriais de Utilidade Pública, que fecharam 387 vagas (-0,09%).

Desempenho regional

A região que mais gerou empregos em maio foi o Sudeste, com a criação de 38.691 postos de trabalho formal. Os estados que se destacaram foram Minas Gerais, que teve saldo positivo de 22.931 postos, e São Paulo, que gerou 17.226 novas vagas. Esses resultados  se devem principalmente ao aumento na oferta de vagas formais na Agropecuária, Serviços e Indústria.  A segunda região com maior crescimento no nível de emprego foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6.809 postos, seguida do Nordeste, com saldo positivo de 372 vagas. Em contrapartida, houve retração nas regiões Norte (-1.024 postos) e Sul (-10.595).

Foto: Reprodução
error: Content is protected !!