Mais sete parlamentares, sendo três senadores e quatro deputados federais, foram incluídos a um inquérito que já tramita no STF. Agora, possivelmente serão investigados também os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Agripino Maia (DEM-RN), além dos deputados Walter Alves (PMDB-RN), Felipe Maia (DEM-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Luiz Sergio (PT-RJ).
Os nomes deles foram incluídos a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base nas revelações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que disse ter feito o “pagamento de propina com recursos desviados de contratos com a Transpetro”.
Após a inclusão na apuração, o procurador-geral vai avaliar se há indícios para pedir a inclusão formal desses políticos como investigados no inquérito da Transpetro.
“Todos os fatos potencialmente criminosos a eles relacionados e narrados pelo colaborador encontram-se no contexto dos desvios operados por Sérgio Machado no âmbito da Transpetro. Tais fatos, em uma melhor avaliação, podem ser investigados no âmbito do inquérito 4215, em tramitação junto a esta egrégia Corte”, disse o procurador-geral.