Fonte: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil
O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (17) pelo Ministério da Saúde, revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.
Segundo o estudo, o Rio de Janeiro é a capital brasileira com a maior prevalência de diagnóstico médico de diabetes, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Natal e Belo Horizonte (ambos com 10,1), São Paulo (10), Vitória (9,7), Recife e Curitiba (ambos com 9,6). Já Boa Vista é a capital brasileira com a menor prevalência de diagnóstico da doença, com 5,3 casos para cada 100 mil habitantes.
O levantamento revela que, no Brasil, o indicador de diabetes aumenta com a idade e é quase três vezes maior entre os que têm menor escolaridade. Nas pessoas com idade entre 18 e 24 anos, por exemplo, o índice é de 0,9%. Já entre brasileiros de 35 a 44 anos, o índice é de 5,2% e, entre os com idade de 55 a 64 anos, o número chega a 19,6%. O maior registro, entretanto, é na população com 65 anos ou mais, que apresenta índice de 27,2%.
Já em relação à escolaridade, os que têm até oito anos de estudo apresentam índice de diagnóstico de diabetes de 16,5%. O percentual cai para 5,9% entre os brasileiros com nove a 11 anos de estudo e para 4,6% entre os que têm 12 ou mais anos de estudo.
A atleta potiguar Raissa Marcelino subiu no patamar mais alto do pódio na XVIII edição da meia maratona internacional de São Paulo, realizada no último dia 02 de abril. A corredora foi campeã na categoria geral feminino na prova dos 5km. A competição foi a primeira meia-maratona internacional da capital paulista. “Esta prova alia organização impecável a um percurso plano para quem quer fazer bonito nos 21 km, a qual pretendo participar”, comenta a atleta.
Consumidores potiguares receberão anexo às contas de energia elétrica com vencimento em maio a Declaração Anual de Quitação de Débito da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). O documento comprova o pagamento das faturas do ano passado.
Segundo o órgão, quem deixou de usar o serviço ou de pagar alguma fatura terá também direito a declaração parcial.