O Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) já está no patrulhamento ostensivo nas ruas da capital potiguar. Cerca de 120 policias da FN devem atuar na cidade.
“Esses homens irão atuar mediante apontamento das manchas criminais nos bairros”, explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Caio Bezerra.
O PNSP traz investimentos estruturais para apoiar as forças de segurança estaduais. A redução do número de homicídios, feminicídios e crimes de violência contra a mulher são alguns dos pilares do plano.
Até amanhã (17), o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), através do Instituto de Identificação, promove mutirão para emissão da 1º via de carteira de identidade na Central do Cidadão do Via Direta. O atendimento é das 9h às 13h e serão oferecidas cerca de 100 fichas para a obtenção do documento.
Com o mutirão, a capacidade diária sob de 50 para 100 primeiras vias de identidades. O objetivo da ação é reduzir as filas e absorver a grande demanda pelo documento nessa época do ano.
As segundas e terceiras vias permanecem sendo emitidas na Central do Cidadão do shopping citado e na central do Alecrim e da zona norte da capital. Essas duas últimas estão realizando o atendimento normal – também com a emissão de primeiras vias.
Central da zona norte Na próxima semana, o mutirão acontecerá na Central do Cidadão da Zona Norte, no Shopping Estação.
O prefeito Rosano Taveira fez, ontem (15), a leitura da mensagem anual, abrindo oficialmente os trabalhos do Poder Legislativo em Parnamirim. Na ocasião, já expôs fatos realizados nos seus 45 dias de governo.
Segundo o prefeito, “medidas estão sendo tomadas para o melhorar o desempenho da máquina pública” e que sua filosofia de trabalho é “manter a porta aberta para o diálogo”.
O processo de descentralização orçamentária e financeira nas secretarias da Saúde, Educação e Assistência; retorno da execução do sistema de esgotamento sanitário; a manutenção viária e das unidades de educação e saúde; reabertura da UPA de Nova Esperança; retomada das cirurgias eletivas na Maternidade Divino Amor e o refuncionamento do Programa da Saúde Bucal foram algumas das suas ações já implementadas na gestão ao longo desses 45 dias.
“Os desafios são enormes, mas conto com o apoio do Legislativo, Judiciário e Ministério Público e toda a sociedade civil para, juntos, retomarmos o equilíbrio das contas e dos investimentos, implementando um novo tempo e uma nova história”, concluiu o gestor.