Se em 2017 o objetivo for melhorar a qualidade de vida dando atenção especial à alimentação, o verão pode ser a época ideal para iniciar este novo ciclo. E se o sentimento de culpa pelos excessos consumidos nas festas de fim ano ainda estiver presente é possível usá-lo como aliado. Afinal todas as metas são colocadas no papel no início do ano e se o planejamento alimentar mais saudável também fizer parte das metas para 2017 essa é a hora ideal de colocar em prática.
A nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny Cristina, ensina algumas dicas para dar o pontapé inicial na inclusão de alimentos mais saudáveis na dieta do dia-a-dia. “É importante definir metas, porém, mais importante ainda é a modificação dos hábitos alimentares de forma sustentável, gradual”, aconselha. Abaixo Roseanny Cristina dá algumas dicas – nada radicais – para iniciar uma nova rotina alimentar sem correr o risco de abandonar o planejamento no meio do caminho.
1 – Estabelecer metas para esse novo planejamento alimentar mais saudável;
2 – Ter horários estabelecidos para as refeições;
3 – Consumir adequadamente frutas e verduras. Esses alimentos são importantes na alimentação;
4 – Fazer acompanhamento nutricional;
5 – Ter cuidado com alimentação sempre. Traduzindo: em período de veraneio não exagerar.
6 – Reduza o tamanho das porções das refeições;
7 – Reduzir a adição de açúcar às bebidas;
8 – Substituir o pão branco por pão de cereais e evitar o sal de mesa nos alimentos;
9 – Fazer uma caminhada na praia. Afinal, esta também é uma atividade física que contribui para a qualidade de vida;
10 – Ingerir muito líquido. É indispensável a ingestão de líquido, desde sucos de frutas , água de coco e água mineral. Esse consumo constante é fundamental para evitar a desidratação.