Daily Archive dezembro 14, 2016

Temer afirma que Lava Jato não pode paralisar o país

O presidente Michel Temer disse hoje (13) que as acusações de corrupção envolvendo políticos não podem paralisar o Brasil e afirmou que, contra essa tendência, o governo seguirá trabalhando “com os mesmos critérios” até o fim do seu mandato para combater a recessão e promover o crescimento econômico. Em um discurso no qual comemorou a aprovação da proposta que estabelece um teto para os gastos públicos, Temer comentou o pedido feito ontem ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que acelerasse a coleta dos depoimentos e homologasse eventuais delações de executivos da construtora Odebrecht, no âmbito da Operação Lava Jato.

Admitindo haver conflitos no país e mencionando o requerimento enviado a Janot, Temer disse que as acusações não podem paralisar o país. Ele disse que em contrapartida a essas notícias, o governo vai anunciar novas medidas econômicas, além de já ter enviado propostas de ajuste fiscal ao Congresso.

“Há conflitos, há problemas no país? Há. Não podemos mantê-los indefinidamente. Não foi sem razão que ainda ontem pedi que as coisas todas muitas vezes acusatórias venham logo à luz. Vindo logo, quem for acusado poderá defender-se, explicar-se, que seja. Esta é a primeira fase da chamada acusação. A acusação é um longo processo, onde há defesa, isso e aquilo. Então não podemos deixar que isso paralise o país, e não permitiremos que isso aconteça. Pode acontecer, pode vir a notícia que vier, o país não ficará paralisado”, afirmou.

PEC do teto de gastos é aprovada e valerá a partir de 2017

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, também conhecida como PEC do Teto, foi aprovada nesta terça-feira (13), em segundo turno, pelo senado. O texto foi aprovado por 53 votos favoráveis e 16 contrário.

No último dia 30, a PEC já havia sido aprovada em primeiro turno pelo Senado, por 61 votos a 14. Mas, por se tratar de uma mudança na Constituição, o texto ainda precisava passar por uma segunda votação.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que a proposta violará os direitos humanos no Brasil e prejudicará principalmente os mais pobres.

A PEC é considerada a primeira iniciativa de peso do governo Michel Temer em direção ao ajuste fiscal e vem sendo defendida pela equipe econômica como essencial para o reequilíbrio das contas públicas.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que haverá sessão solene do Congresso Nacional na quinta-feira para promulgação da PEC.

Reprodução

Votos favoráveis diminuíram
Houve a redução do número de votos favoráveis à PEC (61 no primeiro turno e 53 no segundo).

Bate-boca
Fátima Bezerra (PT-RN) e José Medeiros (PSD-MT) trocaram ofensas durante debate da proposta.

Reprodução FolhaPress

Vitória importante
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou nesta terça-feira que a aprovação em segundo turno no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos representa uma “vitória da maior importância”

As regras da PEC do teto de gastos

Confira abaixo os principais pontos da PEC do teto de gastos:
As despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário e seus órgãos) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior;
A inflação para 2017, que servirá de base para os gastos, será de 7,2%;
Nos demais anos de vigência da medida, o teto corresponderá ao limite do ano anterior corrigido pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
Se um poder desrespeitar o limite, sofrerá sanções no ano seguinte, como a proibição de realizar concursos ou conceder reajustes;
Se um poder extrapolar o teto, outro poder deverá compensar;
Os gastos com saúde e educação só serão enquadrados no teto de gastos a partir de 2018;
Com relação aos gastos mínimos em saúde, o texto prevê que passem em 2017 dos atuais 13,7% para 15% da receita corrente líquida (somatório dos impostos descontadas as transferências previstas na Constituição). E que, a partir de 2018, esses investimentos se enquadrem no teto de gastos, sendo corrigidos pela inflação.
Ficam de fora das novas regras as transferências constitucionais a estados e municípios, além do Distrito Federal, os créditos extraordinários, as complementações do Fundeb, gastos da Justiça Eleitoral com eleições, e as despesas de capitalização de estatais não dependentes;
A partir do décimo ano de vigência do limite de gastos, o presidente da República poderá um projeto de lei ao Congresso para mudar a base de cálculo.

Derrota, diz deputada Zenaide Maia sobre aprovação da PEC 55

Após a aprovação pelo senado, a deputada federal Zenaide Maia se manifestou e classificou como uma “derrota” a aprovação da PEC 55. A parlamentar foi a única, dos deputados potiguares, que votou contra a medida.

“A PEC 241/55 foi à maneira que o Governo Temer encontrou em reduzir a esperança de vida ou a expectativa de vida do Povo Brasileiro, pois o que determina a expectativa de vida de um povo é o acesso a serviços de: Saúde, Saneamento, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura e Lazer. Se a PEC 241/55 proíbe os investimentos nesses setores por 20 anos, é claro que a esperança de vida do nosso povo vai ser reduzida. Em quantos anos? Talvez o IBGE possa responder.”, declarou a deputada Zenaide Maia.

Dayse Paparoto é a vencedora do “MasterChef Profissionais”

Ontem (13), foi a final da primeira temporada do MasterChef Profissionais que teve a gastronôma Dayse Paparoto vencedora. Segundo dados prévios do Kantar Ibope, a Band ficou na vice-liderança por uma hora.

“A vitória foi surpreendente. Elaborar o menu foi complicado porque é necessário harmonizar os pratos do começo ao fim. E pensar em tudo isso em apenas cinco minutos não foi fácil”, explicou Dayse que conquistou o paladar dos jurados com seu menu degustação De Mogi para o Mundo.

Prêmio

Dayse ganhou o Troféu de MasterChef Profissional e também R$ 170 mil da Caixa, um Nissan Kicks 0km, um jogo de panelas inox e um kit de facas Tramontina e a ajuda de um mentor da empresa Endeavor. Os dois finalistas receberão R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.

Inscrições
As inscrições para a quarta temporada do MasterChef já estão abertas e podem ser feitas pelo www.band.com.br/masterchef até o dia 31 de janeiro.

Ana Paula Padrão anuncia Dayse Paparoto como a vencedora!
Crédito: Carlos Reinis/Band

Publicitários emitem nota de apoio a permanência de Juliska

Publicitários gabaritados do estado enviaram na última sexta-feira (09) uma nota de apoio a permanência de Juliska Azevedo na secretaria de Comunicação do governo do estado. Juliska foi convidada para reassumir a pasta no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Com a possível saída de Juliska, colegas, governador e até o mercado publicitário trabalharam para que não deixasse a pasta.

Para o mercado publicitário, ela tem “conduzindo o cargo com lisura e profissionalismo”.

A jornalista não tinha se pronunciado sobre o assunto.

PS: A jornalista Juliska Azevedo foi empossada em 23 de abril de 2015.

Eis a nota na íntegra:

Imagem: Reprodução
error: Content is protected !!