Daily Archive dezembro 2, 2016

Praia Shopping abre loja solidária em prol dos artesãos da Vila de Ponta Negra

Em parceria com a artista plástica Ana Selma Galvão, o Praia Shopping abriu nesta quinta-feira (01), a loja ARTE QUE FAZ O BEM, onde estarão reunidas diversas oportunidades para os clientes do mall contribuírem com os artesãos e instituições da Vila de Ponta Negra.

No espaço cedido pelo Praia, a artista plástica vai ministrar oficinas para crianças, ensinando como transformar papel em arte, por meio das técnicas de papel machê e papietagem. No local, haverá também a venda de garrafas decoradas, produzidas por artesãos da Vila de Ponta Negra, que terão verbas destinadas à instituição Motivar. O lugar ainda será palco de uma exposição de peças de arte e móveis produzidos com materiais reciclados de Ana Selma Galvão e das Rendeiras da Vila.

Para deixar o ambiente ainda mais propício à solidariedade e boas atitudes motivadas pelas festas de fim-de-ano, uma linda Árvore de Natal Encantada também estará disposta na loja, para que os visitantes façam doações de brinquedos para as instituições Motivar e Cores da Vila.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Geração que não trabalha nem estuda aumenta em 2015

geração de jovens que não estudam nem trabalham, chamada de “nem nem”, cresceu em 2015 e representava quase um quarto do total de jovens brasileiros, segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2016), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (2). De 2014 para 2015, o percentual aumentou de 20% para 22,5%.

O avanço foi ainda maior em relação a 2005, quando a proporção era de 19,7%, de acordo com a pesquisa.

O percentual de homens que não estudavam nem trabalhavam cresceu de 11,1% em 2005 para 15,4% em 2015. Mesmo assim, a proporção de mulheres nessa condição ainda é muito superior (29,8%). Segundo o IBGE, os cuidados com a casa e filhos acabam sendo uma barreira para a entrada de muitas mulheres no mercado de trabalho.

“Quando a gente investiga os jovens homens ‘nem nem’, você tem um meio a meio entre aqueles que procuraram ou não trabalho. E quando você investiga a relação desses homens com afazeres domésticos, vê que não é um vínculo tão forte como acontece com as mulheres. Entre os homens, 47,4% cuidavam dos afazeres. Entre as mulheres, foi 91,6%”, disse a pesquisadora do IBGE, Luanda Botelho

‘Nem nem nem’
André Simões, analista da coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, destacou que dentro do grupo dos “nem nem”, pode ser feito um recorte do que pode ser chamado “nem nem nem”, que além de não trabalhar e não estudar, não procura emprego, ou seja, são inativos. A proporção desse “nem nem nem” é maior que a do “nem nem” – são 14,4% contra 8,1% entre os jovens de 15 a 29 anos.

Na casa dos pais
A proporção de pessoas de 25 a 34 anos que estavam na condição de filho no arranjo familiar passou de 21,7%, em 2005, para 25,3%, em 2015.

Evasão escolar
A evasão escolar é uma questão conjuntural que responde pelo fenômeno dos “nem nem”, segundo Luanda. “A gente tem uma predominância dos ‘nem nem’ na faixa etária de 18 a 24 anos. Então, entre os 15 e os 17 anos você tem um percentual de ‘nem nem’ muito menor porque são os jovens que têm a maior frequência escolar. Quando essa frequência escolar cai, se aumenta o nível dos ‘nem nem’”, ressaltou.

No grupo dos jovens de 18 a 24 anos – idade formalmente adequada para cursar o ensino superior –, a pesquisa aponta que há uma forte queda na frequência escolar com relação à faixa etária precedente, de 15 a 17 anos.

O grupo etário de 18 a 24 anos tem a maior incidência de jovens que não estudam nem trabalham, com 27,4%, seguido pelo grupo de 25 a 29 anos, com 24,1%, “de modo que é possível afirmar que não estudar nem trabalhar é uma característica mais marcante entre os jovens que já deveriam ter concluído o ensino médio”.

Cabe enfatizar, ainda, que a média de anos de estudo dos jovens que não estudavam nem trabalhavam (8,9) é menor do que a dos jovens que responderam só estudar (9), estudar e trabalhar (10,6) ou só trabalhar (10).

Do G1

Segunda noite do #Carnatal26 chega com Claudinha Leitte, Durval, Léo Santana e 2ª noite de Bell no Vumbora!

Segunda noite do Carnatal 2016 traz Claudia Leitte, Durval Lelys e seus personagens regendo a galera, Léo Santana vai fazer todo mundo sambar no Corredor da Folia, numa noite que já começa quente com Bell Marques fazendo a segunda noite do bloco Vumbora! Para encerrar a segunda noite, a Arena Carnatal recebe o show da Banda Eva, que tem Felipe Pezzoni como vocalista do grupo. A apresentação começa 00h30 (horário de Natal). No camarote Skol tem Oito7Nove4.

Ordem dos blocos

18h30 (horário de Natal) – Bloco Vumbora!, com Bell Marques

19h (horário de Natal) – Bloco Me Abraça, com Durval Lelys

19h30 (horário de Natal) – Bloco Largadinho, com Claudia Leitte

21h30 (horário de Natal) – Bloco Swingaê, com Léo Santana

23h30 (horário de Natal) – Arena Carnatal (Palco), com Banda Eva

Servidores do município de Natal em greve, farão ato-vigília em frente à prefeitura nesta sexta (02)

Os servidores da saúde de Natal, em greve desde o dia 16 de novembro, promovem um ato unificado em frente à prefeitura do Natal, hoje (02), desde às 08h. Com tendas armadas na porta da prefeitura, os servidores fazem um ato-vigília com direito a feijoada.

“Mesmo diante das ameaças feitas pelo secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, de cortar o ponto dos servidores grevistas, a categoria irá resistir aos ataques do prefeito Carlos Eduardo e do secretário. A nossa greve continua!”, disse Célia Dantas do Sindsaúde sobre a continuidade da greve.

Os servidores reivindicam o cumprimento da Lei Orgânica do Município, que define o recebimento das remunerações até o último dia útil de cada mês. Por Lei, nesta quarta (30) deveria ser concluído o pagamento do mês de novembro. No entanto, têm servidores que ainda não receberam os salários do mês de outubro.

Trânsito sofre alterações durante o Carnatal 2016

O trânsito no entorno da Arena das Dunas está tendo modificações devido o período do Carnatal 2016, que acontece até o dia 04 de dezembro.

As alterações são: Av. Romualdo Galvão e o Viaduto do 4º Centenário serão fechados a partir das 15h na quinta e sexta, e a partir das 13h no sábado e domingo. Já a Av. Lima e Silva será interditada entre os viadutos do 4º Centenário e Estaiado.

Como alternativas para acessar a BR-101 Sul, o motorista pode entrar da Av. Prudente de Morais na Rua São José e, em seguida, na Rua Raimundo Chaves – onde passa pelo túnel e entra na marginal da rodovia federal. Já para chegar à Av. Prudente de Morais, o motorista pode retornar no Túnel da UFRN, Marginal da BR-101, Rua Ataulfo Alves, Rua Bento Gonçalves e entrar na Av. Prudente de Morais.

Ministério da Saúde alerta que 372 mil brasileiros não se tratam do HIV

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (01) boletim mostrando que atualmente 827.000 pessoas vivem com HIV/aids no país. Desse total, 372 ainda não estão em tratamento, e, destas, 260 mil já sabem que estão infectadas. Além disso, 112 mil pessoas que vivem com HIV não sabem.

“Inserir essas pessoas nos serviços de saúde, por meio da testagem e do início imediato do tratamento, é a prioridade do ministério”, afirmou o ministro Ricardo Barros.

Transmissão de mãe para filho
Houve uma redução de 36% na transmissão de mãe para filho nos últimos seis anos.

Estabilização
De acordo com o novo boletim, a epidemia no Brasil está estabilizada.

Mais vulneráveis
Segunda a pasta, o perfil dos infectados também mudou. Agora, tem se concentrado principalmente, entre populações vulneráveis e nos mais jovens.

Redução de mortes
Os números mostram também que a taxa caiu de 9,7 óbitos por 100 mil habitantes, em 1995, para 5,6 óbitos por 100 mil habitantes em 2015.

Prefeitura do Natal ilumina monumentos em homenagem ao Chapecoense

Os principais monumentos público da capital potiguar estão iluminados, até o dia 04 de dezembro, com a cor verde. A ação é da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), e visa homenagear à delegação do Chapeco, além de ser uma forma de solidariedade às famílias. Ponte Newton Navarro, o Viaduto Estaiado da Prudente de Morais e o Pórtico dos Reis Magos foram os locais escolhidos.

Ponte Newton Navarro. Foto: Reprodução
Ponte Newton Navarro. Foto: Reprodução

49 municípios do RN são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado

O Rio Grande do Norte foi o estado que mais teve municípios que receberam o Selo UNICEF Município Aprovado na edição 2013-2016. Ao todo 49 receberam o selo, desse total os municípios de Parnamirim, Macaíba e Currais Novos são os municípios com o maior número de habitantes.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. Desse total, 308 municípios se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo UNICEF.  

O Unicef destaca que o é um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançaram na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos da infância e adolescência

Eis a lista:

Acari – RN
Afonso Bezerra – RN
Alto do Rodrigues – RN
Antônio Martins – RN
Apodi – RN
Baía Formosa – RN
Bento Fernandes – RN
Brejinho – RN
Cerro Corá – RN
Coronel João Pessoa – RN
Currais Novos – RN
Doutor Severiano – RN
Parnamirim – RN
Extremoz – RN
Florânia – RN
Guamaré – RN
Ipueira – RN
Itaú – RN
Janduís – RN
Jucurutu – RN
Lajes – RN
Lucrécia – RN
Macaíba – RN
Major Sales – RN
Martins – RN
Messias Targino – RN
Nova Cruz – RN
Olho-d’Água do Borges – RN
Ouro Branco – RN
Parazinho – RN
Parelhas – RN
Rio do Fogo – RN
Passa e Fica – RN
Pau dos Ferros – RN
Portalegre – RN
Serra Caiada – RN
Riacho da Cruz – RN
Rodolfo Fernandes – RN
Santa Cruz – RN
Santana do Seridó – RN
São João do Sabugi – RN
São Paulo do Potengi – RN
São Tomé – RN
Severiano Melo – RN
Tenente Laurentino Cruz – RN
Timbaúba dos Batistas – RN
Venha-Ver – RN
Vera Cruz – RN
Viçosa – RN

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Dama de Espadas: decisão determina desmembramento de investigações

O desembargador Cornélio Alves, do Tribunal de Justiça do RN, determinou a retomada das investigações relacionadas à operação “Dama de Espadas” e autorizou o desmembramento das apurações no TJRN em relação aos deputados estaduais Ezequiel Ferreira de Souza, Álvaro Dias, Nélter Queiroz, Getúlio Rêgo, Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Márcia Maia, Gustavo Carvalho e José Adécio, detentores de foro por prerrogativa de função junto à Corte potiguar.

A decisão diz respeito ao Procedimento Investigatório Criminal n° 2016.018168-4, o qual continuará tramitando junto ao Tribunal de Justiça e será remetido ao Procurador-Geral de Justiça, que deverá concluir as investigações no prazo de 60 dias ou, finalizado este prazo, requerer fundamentadamente a sua prorrogação.

“Não importa que o objeto central da investigação não seja os parlamentares estaduais. Fato é que, surgindo fortes indicativos, como os colacionados nos autos, de participação de sujeito detentor de foro por prerrogativa de função, os autos devem ser encaminhados à Corte competente, a quem incumbirá decidir acerca da pertinência do desmembramento”, explicou o desembargador Cornélio em sua decisão.

Continue Reading…

Governo do RN dá descontos de até 100% nas multas do Refis

Contribuintes podem ter descontos de até 100% nas multas para quem quiser regularizar débitos tributários por meio do Refis, instituído pela Lei nº 10.112/2016. O governo espera recupera R$ 90 milhões.

Os descontos nas multas e juros podem ser para tributos como ICMS, IPVA e ITCD, seja inscritos ou não em dívida ativa.

É possível simular o parcelamento da dívida pelo site www.pge.rn.gov.br. Caso o débito seja menor que R$ 100 mil, o parcelamento pode ser feito pela web. Mais informações pelo telefone 3232-2736.

Renan Calheiros vira réu

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tornou-se réu com aprovação, por 8 a 3 votos, do Supremo Tribunal Federal (STF) . O senador se torna réu pelo crime de peculato. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (01) pela tarde.

A corte também entendeu outras acusações possíveis, como de falsidade ideológica, de uso de documento falso, de adulterar documentos e de usar o lobista de uma empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento.

Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Mello e presidente do STF, Cármen Lúcia, também acompanharam o voto do relator pelo recebimento parcial da denúncia. Já os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela rejeição total da denúncia por entenderem que não há indícios para o recebimento da denúncia.

O advogado de Calheiros defendeu o arquivamento de toda a denúncia durante o julgamento. “Não há indícios suficientes sequer para o recebimento da denúncia”, disse Junqueira.

OUTRO LADO
Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que recebeu com “tranquilidade” a decisão. “O senador lembra que a legislação obriga o Ministério Público a comprovar, o que não fez em nove anos com todos os sigilos quebrados. A investigação está recheada de falhas”, diz a nota divulgada pela assessoria de Renan Calheiros.

PMDB
O partido de Renan Calheiros também divulgou nota pública na qual afirma que “respeita a decisão do STF e entende que o resultado de hoje mostra que o processo está apenas começando. Assim como para qualquer pessoa, cabe agora o direito à ampla defesa”.

O STF julgou hoje denúncia da PGR que torna réu o senador Renan Calheiros Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF
O STF julgou hoje denúncia da PGR que torna réu o senador Renan Calheiros Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF

Robinson garante recursos para o Turismo no RN

Em Brasília, o governador Robinson Faria esteve, na quarta-feira (30), em audiência administrativa com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O chefe do executivo estadual buscou garantir recursos para dar continuidade de obras no RN, no que se refere ao Turimo.

Robinson quer dar da continuidade das obras do Centro de Convenções de Natal, do Museu da Rampa e do projeto turístico de revitalização do Forte dos Reis Magos e do Centro Histórico de Natal. “O ministro Beltrão sabe das nossas necessidades e precisamos da conclusão dessas obras para gera emprego e renda para o nosso estado”, disse.

Robinson Faria e Marx Beltrão, durante audiência, em Brasília. Foto: Reprodução
Robinson Faria e Marx Beltrão, durante audiência, em Brasília. Foto: Reprodução
1 2
error: Content is protected !!