A Azul Linhas Aéreas Brasileiras adicionará voos extras em Natal entre dezembro e fevereiro, período de alta temporada de verão. Entre as novidades, estão a ligação diária para Fortaleza – novo mercado temporário – e as operações adicionais operadas diariamente para São Paulo (Viracopos), Belo Horizonte e o Recife. Ainda, a companhia terá frequências semanais extras para Ribeirão Preto. Os voos também servirão aos Clientes da Azul Viagens, operadora de turismo da Azul.
“Fizemos um amplo estudo de malha para incluir os voos extras na cidade. Apostamos em mercados que naturalmente têm um acréscimo de demanda para o verão, e, desta forma, todos os Clientes da região poderão viajar de/para diversas regiões do país, sobretudo a lazer, que é o principal foco destas inclusões entre dezembro e fevereiro, o que alimentará ainda mais a economia local”, destaca Daniel Tkacz, diretor de Planejamento de Malha da Azul.
Aproveitando o clima da Black Friday – data importada dos EUA na qual as lojas oferecem grandes descontos -, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN), em parceria com a Certisign, irá oferecer a emissão de Certificados Digitais com preços diferenciados durante toda a próxima semana. Autoridade de Registro desde 2011, a Federação vai aderir à Black Week, entre os dias 22 e 25 de novembro.
Os descontos aos clientes chegam a 50% e oferecem combos de Cartão + Leitora (para pessoas física e jurídica), mobileID e também das leitoras adquiridas de forma avulsa. Para agendar o atendimento, o interessado deve acessar o site www.fecomerciorn.com.br ou tirar dúvidas no 3026.9400.
O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. Documento eletrônico seguro, ela permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica em transações eletrônicas.
Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (18), a nova lei do Refis. As mudanças sancionadas pelo governador Robinson Faria na Lei Estadual nº 10.112 dispõem sobre o refinanciamento de débitos das empresas em relação ao ICM, ICMS, IPVA e ITCD por meio do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis).
As alterações foram aprovadas por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (17). A empresa que for aderir ao programa deverá pagar à vista ou 15% do total do parcelamento nos prazos definidos pelo Governo do Estado. Ainda serão reduzidas 65% das multas, juros e demais acréscimos legais, que poderão ser quitadas em 37 ou 48 parcelas. No caso das micro e pequenas empresas, essa redução será de 60% para pagamento em 49 ou 72 parcelas.
A outra mudança está relacionada aos honorários advocatícios, que serão reduzidos em caso de adesão ao Refis para 1% e 2.5% do valor, e serão pagos após a concessão dos descontos. Com o novo Refis, o Governo do Estado pretende recuperar ainda este ano R$ 200 milhões dos débitos fiscais.
A adesão dos empresários ao Refis é vantajosa para as empresas em razão da regularização da situação fiscal, visto que poderão se habilitar a contrair operações de créditos e investir mais na ampliação de suas atividades. A lei será regulamentada no prazo de 90 dias. O contribuinte pode aderir ao programa de recuperação de créditos no prazo de até 45 dias após a publicação do regulamento
Estudo feito pelo site de cupons de desconto Rebatly aponta que as mulheres estão de olho na próxima Black Friday, que ocorre dia 25. Segundo a pesquisa, 88% das 1.195 mulheres participantes afirmam que farão compras na data.
Categorias desejadas
A categoria mais desejada pelas mulheres nesta Black Friday é a de cosméticos, com 68% das intenções de compra. Logo após vêm moda (41%), maquiagem (40%), casa e decoração (39%), eletrodomésticos (35%) e livros (32%). Outras categorias são eletrônicos, smartphones e tablets, viagens, perfumes, infantis, games e sex shop. Segundo as participantes, na categoria cosméticos os mais buscados serão Produtos para Cabelo (92%), para rosto (53%), para corpo (28%) e nutricosméticos (16%).
Na categoria livros, a maioria (53%) afirma que pretende adquirir ficção, 35% investirão em técnicos ou profissionais, 28% em obras de não ficção, 21% em autoajuda e espiritualidade, 18% em quadrinhos e 11% em guias de viagem.
Decisão de compra
Segundo a pesquisa, 26% das mulheres são responsáveis por 100% das decisões de compra da casa, 28% respondem por 80% das decisões, 13% respondem por 60%, 17% respondem por 50% das decisões familiares, 8% por 40%, 6% são responsáveis por 20% das decisões e apenas 2% das mulheres entrevistadas não se sentem responsáveis por nenhuma decisão de compra.
As participantes do estudo também gostariam de receber listas segmentadas de produtos. 36% afirma que gostaria da segmentação, desde que mais ampla do que artigos de beleza e cozinha, 34% acreditam que seria bom receber segmentação de forma mais individualizada e apenas 30% não acreditam que existam diferenças nas compras entre os gêneros.
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA realizará mais uma edição da campanha de recolhimento de lixo eletroeletrônico. Desta vez, a ação será voltada para a zona norte da capital, que contará com 08 pontos de arrecadação. A iniciativa tem como objetivo principal coletar o material, além de levar a informação e conscientização à população sobre a maneira correta de fazer o descarte.
Numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e também com as empresas EVS e Natal Reciclagem, a campanha terá início nesta terça-feira (22), e se estenderá até o dia 30 deste mês, com horário de recebimento das 08h ao meio dia.
ECOPONTOS:
Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro – Vale Dourado
Escola Municipal Professora Noilde Pessoa Ramalho – Redinha
Escola Municipal Vereador José Sotero – Igapó
Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra – Conjunto Gramoré
Escola Municipal Professora Madalena Xavier de Andrade – Conjunto Santarém
Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar – Conjunto Panatis III
Escola Municipal Professora Palmira Souza – Potengi
Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto – Parque dos Coqueiros
A senadora Fátima Bezerra voltou a lembrar, nesta sexta-feira (18), no Plenário, que a Proposta de Emenda à Constituição nº 55/2016, aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241, vai impedir a aplicação dos percentuais mínimos garantidos pela Constituição para a manutenção e o desenvolvimento da educação, que hoje é de 18% da receita líquida de impostos. Esse percentual foi de 23% no último ano, pois os governos doPT sempre investiram acima dos percentuais mínimos exigidos pela Constituição. Com a limitação, Fátima Teme pelo futuro da educação no país.
“Com a PEC 55 aprovada a vinculação cai. No prazo de 10 anos, o piso mínimo, por exemplo, chegará ao patamar em torno de 14%. O que isso significa? Significa menos dinheiro, significa menos orçamento. Além disso, significa rasgar o Plano Nacional da Educação, colocá-lo na lata do lixo da história, deixá-lo virar letra morta”, explicou.
Fátima lembrou ainda que, se o governo não quisesse acabar com a vinculação constitucional, não teria enviado uma PEC. “O Governo quer restaurar a agenda neoliberal dos anos 90, trazendo o Estado mínimo de direitos para o povo brasileiro e o Estado máximo de privilégios para os banqueiros, para o andar de cima”, afirmou.
Fátima ainda criticou a tese dos defensores de que a proposta não impactará na educação. “Como a regra Temer-Meirelles vai diminuir, drasticamente, os recursos na área da educação, a União será afetada. E, sendo afetada, a União não vai mais conseguir implementar o regime de cooperação com os estados e municípios que ela implementou ao longo desses últimos anos”, disse a senadora. “Não é alarmismo aqui dizer que, com essa PEC 55, que corta dinheiro para a educação, veremos, em breve, fechamento de escolas técnicas e de universidades pelo país afora. O presente das universidades, das escolas técnicas, o presente da educação brasileira está seriamente ameaçado, que dirá o futuro”, completou.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é exemplo quando se trata da contribuição institucional para a expansão de Empresas Juniores no Rio Grande do Norte. Atualmente, das 56 empresas juniores do estado, 26 são da UFRN e outras 16 iniciativas neste segmento estão em andamento nos campus central, em Natal, e nos Ceres Caicó e Currais Novos, na Região Seridó do Estado.
A universidade consta da primeira edição do Índice das Universidades Empreendedoras, como uma das instituições brasileiras de ensino superior que mais incentivam o empreendedorismo. Em âmbito regional, a instituição potiguar figura como terceira melhor colocada entre as 10 participantes do Nordeste.
“Basta dizer que somos uma das poucas instituições públicas de ensino superior no país a termos uma política institucional de incentivo ao empreendedorismo”, destacou Angela Paiva, reitora da instituição.