Após um longo silêncio, os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) se posicionaram sobre os repasse do Governo Federal no valor de R$600 milhões ao RN. Ambos foram “citados” pela população como culpados pela decisão.

Agripino, em nota, desafia qualquer um a provar que está atrapalhando nas negociações de ajuda ao estado. “Desafio a quem esteja espalhando essa mentira a provar que eu tenha estado com qualquer membro do TCU, ministro ou não, ou sequer tenha estado fisicamente no TCU tratando de qualquer assunto que viesse a dificultar interesses do RN, principalmente do funcionalismo público do meu Estado.” E enfatiza: “Reafirmo minha determinação em continuar solidário com a ação desenvolvida pelo presidente da Câmara dos Deputados, meu companheiro de partido, para que se encontre solução ao impasse criado e que está retardando a liberação dos anunciados recursos, os quais desejo que cheguem e atendam às justas expectativas dos servidores. Servidores que, tenho certeza, desejam continuar a servir à sociedade potiguar”, desclarou José Agripino.

Já Garibaldi disse que falou pelo telefone com o presidente Temer. “A não observância do parecer levaria o governo a incorrer em crime de responsabilidade fiscal. Ao lamentar o episódio, o Presidente da República afirmou que a área econômica examina outras alternativas”, diz a nota de Garibaldi, que depois de conversar com o presidente telefonou para o governador Robinson Faria.