Qual o papel da cultura, das identidades, das relações afetivas, hábitos e fazeres dos locais na formação humana, educacional e escolar de suas crianças e jovens?

Foi com esse questionamento que o Conexão Felipe Camarão e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC, de São Paulo, realizaram nesta terça-feira (31) o Seminário “Território Educacional: Espaço de inovações, Afetos e Identidades”, na sede do projeto em Felipe Camarão.

O debate entre professores e representantes de entidades de educação e cultura foi norteado por temas, como a relação da cultura e educação, educação integral, relação entre aluno e professor, entre outros, permitindo a formação de uma rede, ou seja, conectando o saber individual com o saber coletivo, buscando um conhecimento a mais do que está se fazendo.

Uma reunião deverá acontecer nas próximas semanas junto com a Secretaria Municipal de Educação para elaboração de uma jornada pedagógica.

Entre os participantes, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, UFRN, APAE, Comitê Territorial de Educação Integral do RN, Conselho Comunitário, Centro Sócio Pastoral de Mãe Luiza, Escolas Clara Camarão, Bernardo Nascimento, Instituto Santos Dumont, CMEI N.S. de Fátima e CMEI de Parnamirim.

O evento serviu para deixar provocações e responsabilidades de formação educacional em cada participante. Foto: Divulgação