Os deputados Zenaide Maia, George Soares, Hermano Morais e Kelps Lima, bem como o representante da Petrobras, Tuerte Rolim, o presidente do Sindicato de Empresas do Setor Energético do Rio Grande Norte, Jean-Paul Prates, o diretor do Sindicato dos Petroleiros do Estado, José Antônio de Araújo, prefeitos de cidades vizinhas e a população, estiveram juntos numa Audiência Pública para debater a questão do rebaixamento à categoria da Refinaria Clara Camarão.

A audiência, que aconteceu na terça-feira (14/11), também destacou as consequências econômicas e sociais para a região e para o Estado.

Para Zenaide, decisões políticas influenciaram a medida. “Muitas vezes dizem que essas decisões são técnicas e não políticas. São políticas sim! Nesse país as decisões políticas não tem o povo como objetivo, as pessoas passam a ser uma cifra, uma percentagem, e não um homem mulher ou um jovem, que está ali querendo um emprego. Essa audiência pública tem de dá visibilidade porque mais uma vez o povo não foi ouvido”, declarou Zenaide Maia.

Segundo dados da própria Petrobras, a Refinaria Potiguar Clara Camarão produz diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação e, desde setembro de 2010, gasolina automotiva, o que tornou o Rio Grande do Norte o único estado do país autossuficiente na produção de todos os tipos de derivados do petróleo.

Autoridades buscam soluções para evitar o rebaixamento da refinaria. Foto: Divulgação