No Dia Nacional, Estadual e Municipal, em Natal, de Combate ao Câncer Infantojuvenil (23 de novembro) acontece em Natal o XII Fórum do Diagnóstico Precoce, a partir das 8h. O Fórum, organizado pela Casa Durval Paiva, vai acontecer no auditório do CTGás, e a inscrição é realizada no endereço diagnosticoprecoce.vai.la, mediante doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento.

Rilder Campos, presidente da CONIACC e da Casa Durval Paiva, explica que o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil é significativa para mobilizar a sociedade em prol da importância do diagnóstico precoce. “O câncer infantojuvenil é segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 19 anos, só perde para fatores externos como acidentes, então, precisamos nos unir para salvar as crianças e adolescentes, identificando o quanto antes os sinais e sintomas da doença, para que eles sejam curados e possam seguir com suas vidas”, alerta.

O fórum é destinado aos profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados na temática do câncer infantojuvenil.

SINTOMAS

Características como: palidez progressiva; dor óssea e nas articulações; inchaço que provocam dificuldades de andar; manchas roxas ou sangramentos que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores – e febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas.

Dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito; alterações no equilíbrio, na visão, no andar; convulsões; presença de ínguas frequentes; perda de peso importante, assim como, o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada; também podem sinalizar que algo não vai bem.

Fórum tem programação ao longo do dia. Imagem: Divulgação