O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF-RN) em denúncia na manhã desta quarta-feira (21) contra alvos da Operação Manus, diz que diz que o ex-deputado Henrique Alves comprou apoio de 18 lideranças políticas para sua campanha ao Governo do Estado em 2014. De acordo com o documento que contém 88 páginas, disponível na íntegra aqui, nomes importantes da política de Natal e do interior do Estado foram pagos para apoiar o candidato peemedebista ao cargo de governador nas últimas eleições.

Segundo a denúncia do MPF, entre os nomes de políticos constam o ex-deputado estadual Cláudio Porpino, o filho do ex-senador Geraldo Melo, Jerônimo Melo, e o atual prefeito de Caicó, Batata. Outra lideranças políticas também foram acusadas de participarem do esquema de apoio político, como o ex-prefeito de Jucurutu, Nelson Filho, filho do deputado estadual Nélter Queiroz; o prefeito de Ielmo Marinho, Cassio Cavalcante Castro; e ainda Clemenceau Alves, primo de Henrique e ex-prefeito de Angicos.

A Operação Manus foi deflagrada no dia 6 de junho pela Polícia Federal no RN prendeu o ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB).