Medo, frustração e arrependimento. São estes os atuais e principais sentimentos do operador do “maior desvio de recursos públicos que se tem notícia na história do Rio Grande do Norte”. Ex-diretor Administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Gutson Bezerra foi condenado a 17 anos de prisão por envolvimento na retirada ilegal de R$ 35 milhões dos cofres do órgão entre os anos de 2011 e 2015. Após delação premiada, ficou em prisão domiciliar. E foi no local onde mora, em Natal, que ele falou pela primeira vez com a imprensa desde que foi sentenciado.

A condenação do delator foi decorrência da chamada ‘Operação Candeeiro’, deflagrada pelo Ministério Público em setembro de 2015. Além dos 17 anos de prisão, Gutson foi sentenciado a restituir R$ 13.790.100,60 aos cofres do Idema, coisa que ele afirma já ter feito. Outras seis pessoas também foram condenadas pela Justiça.

Medo de morrer
“Eu temo demais pela minha vida. Conto com a ajuda das autoridades pra me dar essa proteção”.

“O meu medo é dessas pessoas que foram citadas, de acontecer alguma coisa comigo. A minha integridade física tá em risco. Eu vivo assombrado com medo. Acordo de madrugada assustado”.

“Hoje eu temo até sair na rua. Se fosse hoje a minha progressão, eu sairia assustado. Vou pensar 5, 10 vezes antes de ir. Hoje, eu não teria coragem de ir a Ponta Negra”.

O crime compensa?
“Não. Se eu tivesse pensado nisso antes, não teria acontecido isso”.

Imagem: Ilustração

Com informações do G1/RN, leia na íntegra aqui