O presidente Michel Temer disse em entrevista à rede TVE, da Espanha, que o juiz federal Sérgio Moro “cumpre seu papel” como um integrante do Judiciário. Temer disse ainda que não poderia fazer considerações negativas sobre as delações premiadas, porque isso poderia ser entendido como um desejo de “acabar com a Lava Jato”.

Parte da entrevista foi veiculada neste sábado (22) no site da TV espanhola. Temer deu as declarações sobre Moro quando foi questionado sobre a Lava Jato e os desdobramentos da operação no país.

“[Moro] Cumpre o seu papel como membro do Poder Judiciário, como devem fazer todos que o compõem. Creio que ele cumpre o seu papel adequadamente. Qualquer consideração negativa que eu faça sobre a delação será prejudicial, porque podem entender que queremos acabar com a Lava Jato”, afirmou o presidente.

Em outro momento, perguntado se era “triste” ver um alto número de parlamentares investigados em inquéritos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Temer concordou. Na lista do ministro Édson Fachin, a mais recente, foram autorizados inquéritos para investigar 24 senadores e 39 deputados.

“Sim, me parece [triste], não posso dizer outra coisa. Mas em relação a essas investigações, tem de se esperar que o Poder Judiciário condene ou absolva essas pessoas”, disse o presidente.

Temer voltou a defender, como tem feito desde que se tornaram públicas as delações dos executivos da Odebrecht, que o país não vai parar por conta das denúncias. “Não será a corrupção que poderá parar esse país.”

Do G1/RN