(Reuters) – O presidente Michel Temer voltou a comemorar o recuo do inflação e disse nesta quarta-feira que o trabalho agora é colocá-la no centro da meta, de 4,5 por cento, além de prever que o país caminha para uma taxa básica de juros de um dígito, depois da decisão do Banco Central na véspera.

“É interessante, embora tenhamos apenas, convenhamos, sete ou oito meses de governo, os senhores vejam que a inflação, que é algo que atormenta a vida das famílias, caiu de 10,70 para 6,29 (por cento)”, disse Temer, referindo-se ao recuo da inflação de 2015, quando foi de 10,67 por cento, para 2016, cujo 6,29 por cento foi anunciado pelo IBGE na manhã de quarta-feira.

Economistas avaliam que parte do recuo dos preços no período, no entanto, se deveu à forte recessão que atingiu a economia brasileira nesses dois anos.

“Juros muito altos revelam desestímulo para quem quer investir”, disse. “Pois muito bem, nesse breve período, primeiro foi 0,50 e ontem foi 0,75”, disse o presidente, referindo-se primeiro aos dois cortes anteriores de 0,25 ponto percentual.

Alguns economista já veem a taxa Selic abaixo de 10 por cento no final de deste ano.