Diante do cenário devastador que os agentes penitenciários encontraram ao retomar o controle do Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte confirmou que vai instalar contêineres na penitenciária para abrigar os presos até que a unidade seja completamente desativada (a previsão é que isso ocorre até o fim deste ano).

Segundo informações da Tribuna do Norte, serão 50 contêineres instalados no muro do presídio e cada um terá capacidade para 20 detentos. Eles serão adaptados e virarão celas. No total, 1.000 vagas estarão disponíveis para abrigar os presos em caráter emergencial. Como o Governo já adiantou que não pretende dar prosseguimento à Alcaçuz, uma reforma no presídio seria inadequada para os cofres públicos.

O governador Robinson Faria adiantou que o Estado está trabalhando para construir três novos grandes presídios em cidades como Ceará-Mirim, Afonso Bezerra e Mossoró. O da primeira cidade, inclusive, já está com mais de 50% de conclusão. Os três presídios gerarão, ao todo, duas mil novas vagas ao sistema penitenciário do Estado, que atualmente sofre bastante com a superlotação.