Durante reunião realizada na última quinta-feira (26) no Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Rio Grande do Norte (Sindasp-RN), o governador do estado anunciou que será aberto um Concurso Público para o preenchimento de 41 vagas de agentes penitenciários efetivos. Em seu perfil nas redes sociais, Robinson declarou que autorizou a abertura do concurso para diminuir o déficit de profissionais na área, como também para melhorar a segurança nos presídios.
No dia 14 de janeiro, detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz entraram em rebelião e protagonizaram uma batalha campal entre facções rivais – PCC e Sindicado do RN – que deixou 26 mortos e 56 foragidos. Ainda na quinta-feira (26), o Rio Grande do Norte recebeu um reforço de 78 agentes penitenciários de outros três estados, que realizaram uma Força-Tarefa no presídio em busca de armas, drogas e celulares.
Durante o encontro no sindicato, o governador assegurou ao Sindasp-RN que não há definição sobre a contratação de temporários para o sistema penitenciário, mas se comprometeu em dialogar com a categoria para ouvir reinvindicações.