Entidades de defesa do consumidor fazem um alerta para as pessoas que optaram fazer as compras de natal nos shoppings e centros comerciais no último momento. Seja por falta de tempo, algum presente esquecido ou desejo de aproveitar as promoções para os itens que sobraram no estoque, a recomendação observar com atenção os detalhes dos produtos.

“Quem não comprou ainda, o bom é sair com lista, saber o que vai comprar”, sugeriu a advogada Maria Inês Dolci, coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Segundo ela, é preciso calma para enfrentar as filas e a demora normais no período.

A especialista aconselha ainda que, mesmo com pressa, os consumidores devem ficar atentos e se informar sobre possíveis trocas de produtos nas lojas. “A substituição não é obrigatória, quando o produto não tem defeito. É uma liberalidade da loja. Por isso, é importante perguntar, guardar a nota fiscal. Muitos lojistas já entregam uma nota autorizando a troca”, disse.

Já o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) diz que os produtos em promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo vendedor. “A troca é opção do lojista, mas deve ser informada sempre ao cliente”, ressaltou a entidade, em nota.