A empresa Nutrigold do Brasil Suplementos Alimentícios Ltda. teve 12 toneladas de produtos semiacabados interditados. Outros 250 itens finais diferentes também foram inspecionados e reprovados em uma ação conjunta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS/SP) e Vigilância Sanitária do Município de Jacareí.

Ao todo, foram lavrados 19 autos de infração. Na vistoria, que ocorreu entre 7 e 11 de novembro, ficou constatada a ausência de comprovação do registro de suplementos em cápsulas e comprimidos, classificados como novos alimentos.

Além disso, foram interditados cosméticos e outros produtos (contendo ativos farmacêuticos vegetais), fabricados pela empresa sem a devida autorização e licenciamento.

Descumprimento
Uma resolução já havia determinado a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação e comercialização de medicamentos desta empresa. O CVS/SP e a Vigilância Sanitária de Jacareí (SP) acompanharão a empresa para garantir que as determinações sejam cumpridas. E a Anvisa adotará as demais medidas legais pertinentes.

Vigilância sanitária interdita 12 toneladas de produtos em empresa. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Vigilância sanitária interdita 12 toneladas de produtos em empresa. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil