A Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (CEASA) deve fechar até amanhã (17), com base determinação da juíza Andréa Régia Leite Holanda Macedo Heronildes, da 19ª Vara Civil de Natal, que ordenou, no último sábado (15), seu fechamento.

A decisão da juíza é um parecer favorável à Ação Civil Pública da promotora de meio ambiente Gilka Mata. Caso não cumpra, terá de pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

Governo recorrerá da decisão
O Governo do Estado ainda hoje vai recorrer da decisão, segundo confirmou o procurador-geral do Estado, Francisco Wilkie Rebouças. Para ele, “a própria população, de um modo geral, também vai sair como prejudicada, uma vez que o empreendimento é o responsável pelo abastecimento de todo o estado”, disse.

Motivos do fechamento
Segundo a decisão, “pode acarretar prejuízos irreparáveis à saúde da coletividade, em virtude do acúmulo de águas nas ruas adjacentes”, “além de águas servidas que obstruem as bocas coletoras do sistema de drenagem”. Além disso, é ressaltado que “acabam sendo contaminados por essa falta de condições sanitárias do local, sem falar na poluição ambiental que está ocorrendo no local”.

Ceasa
Suas instalações ocupam uma área de aproximadamente 10 hectares, onde estão instaladas: uma área denominada shopping, contendo 40 lojas de 75 m2; nove áreas de mercado permanente, divididos em 188 boxes; quatro áreas de mercado livre do produtor, divididos em 750 pedras; e três áreas de mercado livre.

Justiça Civil de Natal determina fechamento da CEASA em 72 horas. Foto: BlogdoBG/Reprodução
Justiça Civil de Natal determina fechamento da CEASA em 72 horas. Foto: BlogdoBG/Reprodução